terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

08 - CIDADANIA * A nossa vida


Falando da vida que nos impõem, não da vida que gostaríamos de ter e não soubemos escolher.
Foto utilizada com a devida vénia de Produções HUMORDATRETA


Convém que o povo não perceba o sistema bancário e monetário, pois, se percebesse, acredito que haveria uma revolução antes de amanhã de manhã.
Henry Ford - 1922

E tudo isto depois de tantos alertas, dos quais cito este, de 1922. E H.F. bem sabia do que falava!

Até sempre!
José-Augusto de Carvalho
21 de Outubro de 2012.

08 - CIDADANIA * O Povo é quem mais ordena!

Lisboa, 29 de Setembro de 2012.



Foto retirada, com a devida vénia, do jornal francês Le Monde, de 30.9.2012

O inesquecível José Afonso está presente no título deste registo e na sua emblemática canção «Grândola, Vila Morena», cantada pelos manifestantes durante mais esta impressionante jornada de luta e de afirmação de cidadania.

*
José-Augusto de Carvalho
30 de Setembro de 2012

08 - CIDADANIA - Posição da CGTP


CGTP-IN ESCLARECE INTERPRETAÇÃO
RELATIVA AOS CORTES DOS SUBSÍDIOS

As recentes declarações, designadamente do Primeiro-ministro, sobre algumas medidas em discussão na reunião de ontem do Conselho Permanente de Concertação Social, terão provocado alguns erros de interpretação junto da população, que aliás têm solicitado junto da central os respectivos esclarecimentos, considerando por isso a CGTP-IN pertinente e relevante esclarecer.
O Governo está a fazer um jogo de palavras para enganar os portugueses aos quais roubou os subsídios de férias e de natal de 2012.
Quando fala em devolver o Governo mente, porque não vai devolver coisa nenhuma.
O que quer dizer é, simplesmente, que em 2013, pretende sonegar um subsídio, dos dois que tinha decidido retirar e o Tribunal Constitucional anulou por inconstitucionalidade.
Em circunstância alguma o Governo prevê devolver, de facto, os valores roubados aos referidos cidadãos.
Esta é a conclusão da CGTP-IN, pelo que consideramos uma afronta aos trabalhadores que o Governo se permita, a propósito de uma matéria sensível e vital, lançar a confusão e criar falsas expectativas junto dos trabalhadores, reformados e pensionistas, atingidos por tal medida no corrente ano.
O Governo deve esclarecer de forma rigorosa esta questão e abster-se de tais manipulações na tentativa de suavizar as medidas que se prepara para impor nos próximos tempos.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 25.09.2012

*
José-Augusto de Carvalho
27 de Setembro de 2012.

09 - IN MEMORIAM * Luiz Goes


A música portuguesa está de luto:
faleceu, ontem, o Dr. Luiz Goes 


Dr. Luiz Goes (1933-2012)


Cantor inesquecível, Poeta e Compositor inspirado, 
transcrevo um dos seus belos poemas:


*

Homem Só, Meu Irmão
Letra e música: Luiz Goes
Intérprete: Luiz Goes

Tu, a quem a vida pouco deu,
que deste o nada que foi teu 
em gestos desmedidos... 
Tu, a quem ninguém estendeu a mão 
e mendigas o pão dos teus sentidos,
homem só, meu irmão! 

Tu, que andas em busca da verdade
e só encontras falsidade 
em cada sentimento, 
inventa, inventa, amigo, uma canção 
que dure para além deste momento, 
homem só, meu irmão! 

Tu, que nesta vida te perdeste
e nunca a mitos te vendeste 
– dura solidão –,
faz dessa solidão teu chão sagrado, 
agarra bem teu leme ou teu arado, 
homem só, meu irmão!

Como doente, tive o privilégio de conhecer o Dr. Luis Goes e de lhe manifestar a minha admiração.
Aqui fica o meu adeus sentido.


José-Augusto de Carvalho
19 de Setembro de 2012.

08 - CIDADANIA * O Conselho de Estado

PORTUGAL DEMOCRÁTICO * Imagem Internert

Cidadão vulgar deste país, a braços com o dia-a-dia da Vida, muitas coisas me escapam. Aqui fica estamea culpa.

Evidentemente que a mea culpa não me absolve do desconhecimento e só releva a minha deficiente condição de cidadão. E é grave, pois quem pode exercer a sua plena cidadania se não estiver de posse de todos os dados que lha permitam?

Considerando a situação político-social que se vive e a informação pública da convocação do Conselho de Estado para o próximo dia 21 de Setembro decorrente, acedi à Página da Presidência da República, inteirando-me da composição do referido Conselho de Estado. Fiquei perplexo ao verificar que nem todos os partidos políticos com representação parlamentar têm assento no Conselho de Estado. Não consigo entender o motivo desta exclusão. E mais, os cidadãos que estão representados na Assembleia da República por estes partidos também não têm voz no Conselho de Estado.

Mas a minha perplexidade não fica por aqui. Por que motivo estão excluidas as Centrais Sindicais e as Associações Patronais? Como entender a exclusão da força motriz do país?

Outras exclusões assinalo: como se justifica a exclusão de Ordens tão directamente ligadas à nossa vida colectiva como são a Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos?

Usando do direito à opinião, constitucionalmente consagrado, aqui a deixo.


Até sempre!
José-Augusto de Carvalho

19.9.2012

08 - CIDADANIA * Para a História

15 de Setembro de 2012


Parafraseando José Afonso, O Povo saiu à rua!


Dispensam palavras as imagens recolhidas na internet e que reproduzo, aqui , com a devida vénia.

Que fique o grito de um Povo:

Queremos as nossas vidas!

/

16.9.2012

08 - CIDADANIA * Reflexão


Vai distante o tempo em que tínhamos dificuldade na divulgação do nosso pensamento. Poucos tinham acesso a uma coluna de jornal. Hoje, a internet permite-nos ultrapassar facilmente essa dificuldade do passado. Só não tem um blogue quem assim decidir. Evidentemente que um blogue coloca-nos o mesmo problema antigo de uma folha de papel em branco: que escrever e para quem escrever?
Efectivamente, escrever é comunicar. E só há comunicação quando se é lido. Outra vantagem do blogue é a interacção: os comentários dos leitores são a prova provada de que se foi lido. E, aí, o autor do texto estará em condições de avaliar qualitativamente a interacção conseguida.
Outra vantagem acessória do blogue é o contador de visualizações. É importante, pois há muitos leitores que não comentam o que lêem.
Claro que há comentários e comentários, daí o blogue permitir a aprovação dos comentários recebidos. Há quem conteste o direito de aprovação de comentários. Inclusivamente, há quem considere este direito um acto de censura. Não subscrevo esta opinião, designadamente depois de ter lido insultos e desaforos que só colocam mal quem os subscreve. Pior ainda quando são anónimos. O anonimato é uma praga que invadiu os blogues onde se dispensa o direito de aprovação dos comentários.
Quem escreve tem o direito de expressar o seu pensamento; quem lê tem o direito de apreciar o que leu e de manifestar concordância ou discordância, mas sempre com a civilidade consentânea com o princípio que dispõe ser o respeito que devemos a nós mesmos o que determina o respeito pelos outros.
Hoje, a internet permite o diálogo entre pessoas fisicamente muito distantes entre si. Aliás, esta possibilidade já havia chegado com o telefone, no século XIX, mas jamais com a abrangência que a internet possibilita. Esta possibilidade, que tenho aproveitado e muito preciosa tem sido, quero crer que seja um dos caminhos a percorrer na intenção de cotejarmos princípios e valores. A Humanidade é só uma, o planeta é só um. Se bem nos entendermos, a caminhada será mais fácil e a Vida agradecerá.
Até sempre!

José-Augusto de Carvalho
Setembro de 2012