Nas estradas e encruzilhadas da vida, liberto das roupagens da vaidade e da jactância, tento merecer esta minha condição de ser vivo.

terça-feira, 10 de março de 2009

05 - REFLEXÕES * As candidaturas


Estão chegando ao meu monte notícias das movimentações que sempre ocorrem em anos de eleições. Ficaria contente se tais movimentações me garantissem a interrupção na mudança e não a continuidade no desencanto.


Também não me sossega o afã na apresentação de nomes mais ou menos sonantes; preferiria que fossem apresentadas propostas programáticas na perspectiva sustentada de alteração da monotonia instalada. E prevenindo interpretações indesejáveis, clarifico: as correntes de opinião política são, por definição, propostas de governação que os eleitos têm o dever de executar, condição indispensável para a credibilidade daquelas mesmas correntes de opinião.


As correntes de opinião política, intervindo na coisa pública, assumem ideológica e politicamente um compromisso público; logo, os seus agentes, salvaguardando uma postura de subversão, terão de honrar aquele mesmo compromisso, motivo por que não será legítimo a qualquer eleitor presumir que um qualquer agente, se for eleito, irá desempenhar o cargo com a predisposição de incumprimento da corrente de opinião que o suporta.


No sossego do meu monte, aguardarei pelas listas completas de candidatos e pelas suas propostas programáticas. Depois, talvez me ocorra uma outra reflexão.


Até sempre!
Gabriel de Fochem

Sem comentários: