Nas estradas e encruzilhadas da vida, liberto das roupagens da vaidade e da jactância, tento merecer esta minha condição de ser vivo.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

05 - REFLEXÕES * Perplexidade



Nesta vida, vou tentando observar quanto se passa em meu derredor e opinar, tanto quanto mo consente a minha condição de cidadão versado em coisa nenhuma.
Hoje, manifesto a minha perplexidade acerca do teor de um cartaz que está afixado no corredor da urgência do Hospital Espírito Santo, em Évora.
Na impossibilidade de apresentar uma imagem do cartaz, aqui deixo o seu texto:


É importante saber que…

A urgência hospitalar existe para o atendimento rápido das pessoas com situações de risco para a saúde.
O grau de gravidade da pessoa impõe a rapidez no atendimento.
O atendimento faz-se tendo por base a Triagem das Prioridades

A TRIAGEM DAS PRIORIDADES
(Manchester)


fundamenta-se em:

Classificação da gravidade da situação de cada pessoa que recorre ao serviço de urgência segundo protocolo do Grupo Português de Triagem.
A Enfª. (º) recebe a pessoa, observa-a, faz perguntas e estabelece a prioridade de atendimento, que é identificada com uma cor correspondente ao grau de gravidade (emergente, 0 minutos, cor vermelha; muito urgente, 10 minutos, cor laranja; urgente --- 60 minutos --- cor amarela; pouco urgente --- 120 minutos --- cor verde; não urgente --- 240 --- cor azul)

Elaborado por Albertina Dias, Ana Guerreiro e Rosalina Marques, no âmbito do projecto do 8º. Curso de Complemento da Formação em Enfermagem.
Ora, é importante saber que…

mas eu não sei, e gostaria de saber, se este cartaz, só pelo facto evidente de estar afixado, responsabiliza o Hospital e, por extensão, o Ministério da Saúde;
mas eu não sei, e gostaria de saber, se um(a) enfermeiro(a) está habilitado(a) a proceder a uma avaliação clínica.

Na esperança de um esclarecimento, aqui deixo o meu
até sempre!


Gabriel de Fochem
Junho de 2008.

(Ilustra este texto a foto de uma obra do pintor alentejano Dórdio Gomes)

Sem comentários: